O Submundo de Vancouver

Os vídeos abaixo são do documentário Streets Of Plenty, que retrata a vida dos Homeless de Vancouver. Um ator viveu durante 30 dias nas ruas de Vancouver Downtown Eastside, bairro mais perigoso de cidade. Ele experimentou desde os serviços de abrigo e caridade do governo até drogas que são vendidas no meio da rua, como se fosse feira.

Alguns pontos que me chamaram a atenção, depois de verificar todo o documentário:

* 1 em cada 3 Homeless da América do Norte mora em Vancouver e eles tem muita mordomia e opções de lazer, como Academia, SPA com Jacuzzi, Yoga, comida de primeira, etc. - Vídeo Parte 1

* Cada Homeless custa $75.000 por ano para a Cidade de Vancouver (Prefeitura) - Vídeo Parte 2;

* Nem todos os Homeless decidem viver com a ajuda do governo, como abrigo, roupas, comida, recolocação profissional e decidem viver no meio da rua por conta própria. - Vídeo Parte 2;

* Vancouver é o único lugar no Canadá (talvez no mundo) aonde existem clínicas do governo que são especializadas em injetar Heroína (Droga) nos drogados (Insite - Heroine Injecting Clinic)...ou seja, em vez da pessoa se furar com a seringa sozinho, existe uma clínica com assistentes sociais pagos pelo governo que dão esta "mãozinha". Ah, e a droga é de graça. Custos por ano para manter a clínica: $500.000 (Health Canada) + $1,200.000 (BC Ministry of Health)- Vídeo Parte 5

* A esperança da cidade está nas mãos do novo prefeito, que pretende dar casas aos Homeless que aceitarem ajuda de assistentes sociais - Vídeo Parte 5 e 6.

Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Parte 4:



Parte 5:



Parte 6:



Parte 7:



8 comentários:

  1. Vancouver +3 disse...:

    Eu nem sei o que comentar sobre tudo isso...por um lado a dignidade humana, por outro a sociedade pagando o preço - alto, por sinal - pra que pessoas tem qualidade de vida mesmo sem lutar pra tê-la...é meio surreal!!! e o próprio governo custear drogas e ajudar na aplicação???!!! ao meu ver, o papel do governo e da sociedade deveria ser o contrário: conscientizar os viciados do mal que eles estão fazendo a si mesmos, e ajudá-los a se libertar...mas como a minha cabeça é de terceiro mundo rsrsrsrsrs...talvez eles é que estejam certos

  1. Di disse...:

    Que loucura! Aqui na Austrália n é mto diferente. O governo investe muita grana todo o ano para oferecer 3x ao dia comida de primeira aos homeless, acomodação, assistência a saúde, cursos profissionalizantes e relocação social, mesmo assim o pessoal n está mto interessado em sair desta vida (muitos são viciados), alguns tem até seu próprio carro. Alguns voluntários que entregam as refeições diárias são de Igrejas que tentam levar uma palavra de conforto e uma mensagem de vida e esperança para eles, mas a recusa é grande. Muito triste :(

  1. Ma disse...:

    todas as vezes que passei pela Hastings fiquei indignada com aquele povo. E o pior é que eles são assim por opção e não por "culpa do sistema"... Fala sério! E o governo ainda financia este povo e mais sério ainda, da um "bolsa droga" pra eles!!!
    aqui no Brasil tem muita coisa para nos indignar, mas isso que acontece em Vancouver também é de lascar!!!
    Abraços, e excelente post!!!

  1. Sara e Vitor disse...:

    Fala Rafael, tudo bem com você?

    Cara, eu tinha conhecimento sobre uma parte do tema abordado por você, mas não sabia que a situação era tão lamentável assim. Realmente, espero que o novo governo possa reverter essa situação e tirem o peixe das mãos dos que não querem nada com a vida, pois muitos que querem, não ganham nem a metade do que eles ganham por ano. Não é justo para os que se esforçam!!

    Muito interessante a matéria!

    Abraços,

    Vitor

  1. O molequinho da Praça da Sé aqui iria ser chefe de toda a marginalidade canadense!!! rs É ruim, mas não tem como comparar com a violência e o tráfico de drogas no Brasil!!!

    htt://ursosnocanada.blogspot.com

  1. Gabriel Avelar disse...:

    Muito bom o documentário mano... vou ver se consigo pegar pra assistir inteiro...mas preciso corrigir algumas das informações que vc está dando sobre a Insite.

    Insite é uma ONG ou NON-PROFIT como se diz no Canadá. Ela é subsidiada pelo governo sim com $500mil por ano, mas os 1.2milhões foram dados uma única vez para a reforma da clinica. Os usuários tem que trazer sua propria droga. A Clinica não fornece, não vende droga alguma. A assistente social e enfermeira informa o paciente dos riscos, oferece detox, e não injeta a droga no paciente, se ele quiser usar ele tem que se injetar. Mas a clinica fornece: agulhas limpas, e material esterilizado. Estudos afirmam que a Insite evita 35 novos casos de AIDS anualmente e pelo menos 3 mortes por overdose o que economiza aos cofres do governo cerca de 6milhões de dolares por ano.

    Insite é um programa excelente para os cofres publicos. Socialmente, providencia dignidade ao dependente quimíco, que apesar do que tendemos a pensar, tem mãe e pai... pode ser filho de qualquer um. Oferece detox programs gratuitamentes e informa os usuarios sobre as opções. Diminui a violencia na cidade, já que o dependente não precisa usar nas ruas. Socialmente é ótimo. Espiritualmente. Eu não sei mano... até onde o amor é legitimo? É dificil!! ;) Grande abraço e valeu pelo video. Vou assistir inteiro certeza. Vc viu Five Ring Circus? Muito bom.

  1. Rafael e Amanda disse...:

    Eae Brother,

    Já vi o Five Ring sim… tb mostra uma outra realidade...
    Este assunto do Insite é um assunto muito polemico do ponto de vista social...porém como cristãos creio que devemos ter posição sobre estes temas e não deixar que esta onde de ”pensamento moderno” que tem muito no Canadá venha trocar nossos valores e posições pelo que a sociedade “acha melhor”...passou na TV uma pesquisa feita por uma empresa de Ottawa mostrando que com a metade do que o governo gasta com a clínica poderia ser gasto em outros programas sociais mais produtivos para este povo...outra que os números q o governo gasta com o pessoal q sai da clínica e tem problemas com overdose, convulsão, etc ainda não foram revelados, mas estima-se que seja perto dos 300k...normalmente acontece com usuários novatos, que são mais da metade dos freqüentadores do Insite...

    Grande abraço...saudades de vc :)

  1. Anônimo disse...:

    A Droga é levada pelos proprios usuários... não e fornecida pelo Governo. O que o governo oferece nas clinicas é o material limpo(agulhas, panos), comida, e o auxílio dos enfermeiros. Antes disso as pessoas utilizavam água das poças da rua e compartilhavam seringas, por isso houve um aumento súbito e alarmante na contaminação por doenças como HIV e Hepatite, o que levou à cogitação por esse método como meio para minimizar as consequências.

    A história exibida em um programa da National Geographic é "um pouco" diferente.

Postar um comentário

 
Supernatural Canada © 2013